quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Amor de verdade liberta! (revisado)

O verdadeiro amor ao contrário do que alguns poetas dizem e que os românticos suspiram e aspiram para si, na verdade é um conjunto universo de sentimentos, emoções e atitudes!
Amor não é ciúme intenso, louco, doente... amor não é algo que te tira o ar... ao contrário!
Amor te supre!
Ciúme é apego e posse...portanto não combina com amor! 
Não... amor não é paixão intensa e profunda!

Mas paixão faz parte do amor! 
Não, amor não é só tesão! Mas faz parte do amor!
Há várias coisas, que inclusive são esquecidas que fazem parte integrante e diria preponderante para ter amor! Eu citaria admiração, confiança, sinceridade (ou verdade), respeito e liberdade do ser! Amor não é só gostar de uma forma muito intensa! Amar demanda numa escolha! Amar demanda aceitação do que se é! Das limitações, dificuldades, da falta de experiência, da ignorância de algo (no sentido de não saber). Amar de verdade é não querer mudar o outro para si!
Não é desejar, atuar, se esforçar ou obrigar que o outro mude jeito, gostos, forma de ser, falar, agir, etc...SÓ PARA SUA CONVENIÊNCIA!
Se precisa que a pessoa mude, pergunto: há amor? De verdade?
O amor é sereno, acolhedor, maduro... e sim envolve tudo isso! E querer mudar alguém à força pelo menos, é egoístico, desrespeitoso e até agressivo! Violento!
Porque violenta a humanidade da outra.
Não a aceitando e querendo mudar à força!
Quer que a pessoa supra uma expectativa sua, somente sua! Sendo algo que não é!
Ela até pode mudar por você! Mas será falso! Será um teatro! E não se sustentará!
Só negar algo a ele e ele te cobrará (mudar à força tem preço!) porque ele fez tudo que VOCÊ queria, exigia e esperava! E ele volta atrás!
Não...ninguém muda à força! Por exigência ou até por um pedido carinhoso, amoroso! Não! Só há uma forma de mudar! Pela evolução da maturidade! Pela consciência de que se deseja mudar!
E isso parte da pessoa! Somente dela! Aí sim, pode haver uma mudança! Uma adaptação! Uma transformação! Uma repaginação! Uma transmutação!
Por maturidade, sabedoria ou busca por evolução! Não por obrigação! Não por exigência!
Aí, por ela...a pessoa "pode" mudar!
Então se ninguém muda...cabe decidir: aceito ou não? (que também significa dizer: amo ou não como ela é?).
Se aceita a pessoa como ela é, se dá espaço para ela ser o que é... e se dá sem exatamente querer receber na mesma moeda, se a deixa livre, a respeita, a admira, sente saudade... é bem provável que seu amor seja bem maduro! E livre! E Harmonioso! E por que não, delicioso?!?!
Assim vale a pena amar e ser amado!
Assim que quero amar!

- Mauricio "Veeresh Das" Franchi -

Nenhum comentário:

Postar um comentário