sexta-feira, 23 de julho de 2010

Namastê! (revisado)

Namastê!

Gosto muito desta saudação!
(Namastê ou namasté é um cumprimento ou saudação falado no sul da Ásia. Mormente na Índia.
Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs (hindus mais radicais...aqueles que nunca tiram o turbante, nem cortam oc abelo e a barba), jainistas e budistas.
Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita.
Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede.
Na ioga (ou iôga) , namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”
Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".
Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.
Namaste é uma das algumas palavras sânscritas comumente reconhecidas por aqueles que não falam hindi.
No Ocidente , ela é usada para indicar a cultura sul-asiática em geral. "Namaste" é particularmente associada geralmente à aspectos da cultura sul-asiática como o a ioga e o hinduísmo.
Recentemente, e mais globalmente, o termo namaste foi associado especialmente à ioga e à meditação.
Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra.
Alguns exemplos:


* "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." -- atribuída ao autor Deepak Chopra.
* "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
* "Eu saudo o Deus dentro de você."
* "Seu espírito e meu espírito são um." -- atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
* "O divino em mim cumprimenta o divino em você."
* "A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."
* "Tudo que é melhor é mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
* "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."


Eu poderia ter iniciado este post simlesmente com um Bom dia! Boa tarde!Boa noite! (dependendo da hora que ler).
Mas preferi o Namastê! Que para mim, quando digo esta saudação penso: " O Deus que habita em mim reconhece e saúda o Deus que habita em você!".

Queria neste e-mail falar sobre a oração, reza, prece...como você costumar a chamar!
O Pai Nosso, por exemplo!
A Humanidade vem sendo litralmente "obrigada" a rezar, desde aproximadamente o ano 300 D.C.
Se não rezar, se não professar a religião vigente, morre!
Queimado ou de outra forma!
E esta oração ou qualquer outra conhecida, veio perdendo a sua essência, sua energia!
Acredito que mais importante que a prece, ou seja, as palavras a serem repetidas, a atitude mental, emocional conta mais ainda!
De nada adianta repetir mecanicamente qualquer oração, sem um momento de recolhimento (veja, disse recolhimento, pois não precissa ser especificamente dentro de um templo qualquer. Pode até ser num templo, mas o maior e mais importante templo para Deus, é o nosso corpo. E nosso coração, o altar maior!
Nós somos um templo sagrado. E portanto, sozinhos, devemos elevar nossos pensamentos, relaxar, meditar...pensar em coisas boas, maravilhosas...pensar na grandeza de Dus, da natureza...da perfeição que é Deus se manifestando na natureza. Ao nos colocarmos nesse tipo de vibração, estamos nos ligando ao Sagrado!
Ao Deus do nosso coração e de nossa compreensão!
E com nossa atitute de reverência, de união ao cósmico, ao sagrado, uma oração (seja ela qualquer que seja, sendo Pai Nosso , Ave Maria, um Mantra, uma "conversa" simples e humilde com a Divindade, sem termos ritualísticos) funciona melhor!
Veje bem, essa é minha opinião, de acordo com minha experência e com meus estudos.
Mas isso não quer dizer absolutamente que estou certo!
Ou que estou errado!
Portanto, sugiro que medite a respeito! Reflita! Experimente! Analise! Pratique! Chegue à sua conclusão!
Como somos seres mutantes e em constante evolução, podemos mudar amanhã a forma de pensar e agir.
Hoje penso assim!
"Não é ruim mudar de idéia. Ruim é não ter idéia para mudar".
Afinal de contas, " Não há religião maior que a verdade!", não é?
"O verdadeiro discípulo não deve acreditar de pronto no seu Mestre Instrutor. Mas não deve desacreditá-lo e nem desconsiderá-lo!"
Ou seja, cada um deve por experimentação, achar o que é melhor para si!
Achar a sua verdade!
E uma das formas de achar essa verdade é "conhecer-te a ti mesmo!"
...
Para tanto, quero aqui deixar uma Oração.
Esta oração de inspiração budista resume todos os anseios humanos, produzindo vibrações benéficas, em qualquer circunstância, no culto ou antes da meditação, em momentos de alegria como e momentos de trsiteza, pela manhã ou à noite, sempre que se queira a harmonização pessoal ou do ambiente!
Não se esqueça da atitude mental, do sentimento do sagrado!

ORAÇÃO DA PERFEITA HARMONIA

Que haja paz, saúde e felicidade para todas as criaturas.
Que haja paz, saúde e felicidade para as criaturas que existem e para as que hão de existir.
Que haja paz, saúde e felicidade para as criaturas do reino humano e de todos os reinos.
Que haja paz, saúde e felicidade para as criaturas da terra, do céu e dos rios, lagos e mares!
Que haja paz, saúde e felicidade para as criaturas que estão perto e para as que estão longe de nós.
Que haja paz, saúde e felicidade para as criaturas elevadas e santas e para aquelas aparentemente inferiores.
Que haja paz, saúde e felicidade para as criaturas que nos agradam e para as que nos desagradam.
Que haja paz, saúde e felicidade para todas as criaturas, indistintamente!
Que nenhuma criatura prejudique outra criatura ou mesmo decepcione.
Que todas as criaturas sem exceção vivam em Perfeita Harmonia, e tenham paz, saúde e felicidade!
Namastê!


Se leu até aqui, fico feliz!
Se refletiu sobre o que escrevi, fico mais feliz ainda!
Mesmo que não concorde, fico feliz por ter refletido!
Afinal: "Posso não ser a favor de nenhuma palavra que tu dizes, mas defenderei até o último instante o direito de dizê-la." - Voltaire ( escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio)
...
Namastê!
Paz Profunda!



Mauricio Franchi - Veeresh Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário