quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Você é um praticante de espiritualidade? Mesmo? (revisado)


“Vejo muitos buscadores espirituais ávidos pela iluminação. Existe uma constante pressa de chegar a algum lugar. E essa pressa indica uma necessidade de fuga: você corre atrás de alguma coisa pra fugir de outra. Porém, não é possível apressar o rio; ele corre sozinho. Cada rio tem seu tempo para chegar ao mar. A pressa no caminho espiritual é como forçar o nascimento de uma flor. E o máximo que você consegue dessa maneira é uma flor de plástico.”
Sri Prem Baba



Ai a pessoa (de forma arrogante e pretensiosa) se acha "a" espiritualista!
Se acha "a" evoluída espiritualmente por frequentar sem falta, ser viciada, alienada, fanática por qualquer caminho espiritual que seja: igreja, templo, mesquita, sinagoga, terreiro, etc... ou religião, doutrina ou filosofia espiritual, o que seja!
Pode ser cristã (católica, evangélica, etc), pode ser maçon, pode ser Rosacruz, pode ser da Eubiose, da Teosofia, Budista, Hinduísta, Espirita, Umbanda, Candomblé, Xamanismo, Daime, Judeu, Muçulmano, etc, etc, etc.


Por ser vegetariana, vegana, macrobiótica ou o que for...
Pode ser um frequentador eloquente ou até líder ou sacerdote desse caminho espiritual ou religião!
Isso não te faz uma pessoa evoluída, espiritual, se não tem compaixão no coração!


Se julga o próximo (que não compactua com sua forma de pensar e agir!).
Se não tem perdão (a si mesmo e a outrem).
Se não pratica a caridade!
Se não tem humildade!
Se não pratica o bem, a tolerância, a fraternidade e o amor incondicional fora do seu campo de oração, reza, meditação, culto, missa, encontro, sessão, etc, etc.
Fácil (e pretensioso) ser "bom moço/a" recolhido!
Fugir para um mosteiro, um monastério, um ashram, um encontro, retiro, etc, não te garante essa faculdade de ser um iluminado!
Pois é no dia a dia, que suas ações te conferem esse predicativo, essa qualificação de um ser realmente espiritualizado!
Porque há pessoas cultas, com 5 faculdades, pós, doutorado, etc... e não são sábias!
E há pessoas sem estudo algum, mas com sabedoria!
Assim como há pessoas do bem, iluminadas, sem pertencer a algum credo!
Jesus, o Cristo, Buda, Gandhi, etc, etc não frequentavam uma religião!
Praticavam sua espiritualidade na sua vida diária!
Não em templos!
Se você usa sua direção espiritual somente para se sentir bem, e acha que isso é evolução espiritual, desculpe, mas usa isso como droga! Como alienação! Como fuga! Como vício!
Se fora da sua "casa" espiritual, você é uma pessoa egoísta, não adiantou nada seu fanatismo, sua adoração, seu louvor e essa fé equivocada!
A vida é verdadeiro laboratório da nossa evolução humana no planeta, bem como a espiritual!
Laboratório é a soma de duas palavras: labor (trabalho) e oratório (de onde se ora, reza, medita, etc... onde se pratica sua vida espiritual).
Portanto cabe aqui a máxima "ora et labora".
Reze, pratique sua fé (seja qual for sua fé, seja qual for seu Deus ou Deuses, ou Deusas) mas também labore! 


Trabalhe! Aja! Atue!
Pratique na prática sua espiritualidade!
Do contrário, toda sua prática espiritual, toda essa pompa espiritual, esse "ego espiritual" (mais comuns até em que tem funções ou cargos espirituais) pode ser somente hipocrisia!
Pompa! Perfumaria! Exibicionismo!
E talvez, seja você a pessoa que necessite mais e mais a evolução.
Humana e espiritual! Pois ambas estão juntas!



- Mauricio "Veeresh Das" - 




"Quem é você?
Quem sou eu?
Quem sou eu para achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço?
Quem sou eu para achar que a única cor de pele adequada é a que eu tenho?
Quem sou eu para achar que o único lugar bom para nascer é onde eu nasci?
Quem sou eu para achar o único sotaque correto é o que eu uso?
Quem sou eu para achar que a religião certa é a que eu pratico?
Quem sou eu?
Quem és tú?"

Mário Sérgio Cortella
Professor e Filósofo

4 comentários: