segunda-feira, 13 de abril de 2020

Sobre o confinamento... uma das visões possíveis!


Antes de iniciar o tema que me proponho, cabe um esclarecimento sobre a minha livre expressão de idéias... infelizmente isso é necessário hoje para evitar polêmicas e discussões acaloradas de forma desrespeitosa e totalmente desnecessárias.
Lembrando que minhas palavras são só a minha opinião!
Minha visão!
Minha percepção no atual momento! 
E pode mudar, tanto com uma contra argumentação inteligente e sábia, de modo sereno, sem imposição, como com experiências que a vida pode me trazer!
Sim, posso mudar quando decidir!
Quando me convencer!
Não desejo te agradar com minhas palavras, nem te ofender!
Não desejo que acredite e nem que desacredite!
Desejo em primeiro lugar que leia!
Depois de lido, que reflita!
E tire suas conclusões!
Não precisa clicar em curtir!
Não precisa me elogiar!
Se for criticar, igualmente não o faça!
Não levarei igualmente em consideração!
Não por ego, mas porque não acredito que exista crítica construtiva, positiva!


Pode concordar ou discordar!
E pode se desejar, comentar e puxar conversa... argumentar seu ponto de vista concordando ou não!
Pode complementar.
Você pode tudo!
Mas nem sempre deve fazer tudo o que quer...
Pois estou deixando claro que não estou escrevendo para provocar discussões, nem debates!
É só uma expressão, livre e de minha autoria.
E como falei estou fugindo de discussões ou debates acalorados!
Não leva a nada!
Só provoca desgaste!
Passei dessa fase egoica, vaidosa e arrogante onde eu queria que todos concordassem comigo, com minhas idéias!
Que todos aceitassem a "minha verdade".
Confesso, já fui assim!
Já briguei, ofendi, discuti... por coisas bestas!
Mínimas e sem importância.
Por opiniões contrárias!
As vezes acho que briguei mais pelo ego, pela vitória na discussão, pela briga de poder, do que pelo tema em si.
Imaturidade total!
Ego enorme e pretensioso!
Confesso... já fui assim!
 Mas não sou mais...
Então tendo feito esse esclarecimento, irei discorrer sobre uma percepção que venho tendo das pessoas sobre esse confinamento, reclusão... o nome que der para essa mobilização toda contra o corona vírus!

Eu tenho percebido a polêmica desse confinamento. 
Uns a favor, outros contra, uns mais ou menos e outros sem saber o que opinar!
Uns levando a sério demais, beirando ou entrando em pânico, uns levando a sério, outros mais ou menos e outros nem aí...
As notícias estão pipocando em todas as mídias sociais!
Se você se deixar, você será levado por um tsunami de notícias, informações e opiniões que te deixarão louco!
Dentro dessas notícias todas, vejo as de interesse e conotação política, as de conotação pública (social e saúde), científicas e médicas, tem lógico o humor que é gerado (vide os vídeos dos caras dançando com um caixão com uma música realmente divertida!)


Tem de tudo, aliás!
Tenho visto muitas mensagens espirituais e espirituosas, de fé e de encorajamento.
De todo tipo de fé e religiões!
Mas não tenho visto muitas publicações com temas que se preocupam com o emocional das pessoas em tempos de confinamento!
Aliás, o que vejo é ao contrário!
Tenho visto muita reclamação, desabafo na internet (umas como piada, mas que refletem esse estado de espírito).


Além da preocupação óbvia com esse vírus, com confinamento, etc, venho vendo muita reclamação de pessoas que não estão mais aguentando ficar em casa!
Reclamam do marido, dos filhos, do gato, do cachorro, dos vizinhos... de tudo!
De ter serviço demais!
De ter serviço de menos!
Parece até que o pessoal mais teme o confinamento que o vírus!
Pessoas com muito tédio, desanimadas, em estados realmente depressivos por estar em casa!
Não sei se não tem o que fazer em casa, se não gostam de ficar em casa, ou perderam o costume de ficar em casa!
Fato que tenho visto muita reclamação!
Relacionamentos estão sendo questionados obrigatoriamente!
Quem ficou de repente junto!
Quem de repente ficou separado!
Que está demorando muito!
Eu vi pessoas reclamando que estavam sentindo falta da correria do dia a dia!
Que não aguentavam mais ficar em casa...
E isso me chamou muito a atenção!
Da crença que uma pessoa tenha que estar sempre na correria para ser levada a sério!
Para ser considerada "trabalhadora".
Próspera!
De Valor!
Se você não vive estressado, na correira maluca...ah...você não é bom!
Mesmo que seu serviço não te obrigue a correr tanto, você dá um jeito de parecer corrido para valorizar seu envolvimento!
Uma crença negativa!
Crença limitante!
Que deve ser trabalhada!
Pouco antes de me aposentar eu me lembro que soube através de uma amiga psicóloga, que havia cursos, seminários com o tema de aposentadoria, preparando as pessoas para essa nova etapa!
Porque dentre as crenças limitantes que existem nesse sentido é que a pessoa não é mais produtiva, não presta mais para trabalhar, que está velha, ou até crenças absurdas que ela não é responsável, pois deveria continuar trabalhando!
Até morrer!
Sim, tem gente que sempre disse que se parar de trabalhar, morre!
Parece ruim aposentar!
E eu posso dizer, está sendo uma experiência deliciosa para mim!
Porque estou aproveitando o meu tempo!
Eu sei que esse vírus pegou o pessoal de jeito, sem preparação...
E agora muitos online estão procurando terapias, formas de compreender esse momento de reclusão não só pela questão saúde, mas pelo emocional!
Se elas estão pirando com três semanas em casa, como farão quando se aposentar?
Vão se matar de brigar em casa, marido e mulher?
Companheiros?
Companheiras?
Percebo que as pessoas assimilaram essa crença que devem estar sempre na correria!
Sempre fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo, uma atrás da outra...
Pessoal legal é aquela que não tem tempo para nada... essa é boa!
Não tem tempo para amigos!
Família!
Para si!
E usa essa correria como escudo, como desculpas (esfarrapadas) para sua falta de conexão com as pessoas!
Assimilaram tanto essa crença, que estão pirando em casa!
Onde deveria ser o lar!
Local de refúgio!
De descanso!
De meditação, oração, prece...
De lazer!
De leitura ou possibilidades de ver filmes ou séries!
Nosso cantinho!
É assim que vê sua casa?
Ou sua casa é como uma hospedaria que você chega correndo, dorme e sai correndo outro dia cedo??? 
Não ouvimos sempre: "quem casa, quer casa!"
Casa deveria ser nosso esconderijo!
Nosso canto sagrado!
De onde lembramos o cheirinho da comida!
Daquele café carinhoso!
Casa deveria ser um espaço assim, feliz!
Não estão invertendo as coisas?
Tornando o trabalho mais importante em nossas vidas, do que família, casa?
Só uma reflexão!
Um chamamento para olharem para crenças!
Para termos mais tolerância!

Será que essa situação não é para justamente nos tornar mais tolerantes?
Para sermos mais flexíveis na vida?
Principalmente com as coisas que não podemos mudar!
Para as coisas inevitáveis da vida?
Como as perdas ?
Morte?
Não será essa a compreensão necessária agora?
Sobre a impermanência das coisas?
Que nada dura para sempre?
E que podemos escolher ser felizes onde estamos?
Trabalhando?
Ou em casa?


Mauricio Franchi - Veeresh Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário