segunda-feira, 20 de abril de 2020

Vamos fazer um pacto?

Vamos fazer um pacto?
Um pacto de amizade?
De harmonia?
De bom relacionamento? (seja qual for o grau do nosso relacionamento)
Pacto de gentileza?
De paz?
De respeito?
Que tal?


Veja, eu não acredito numa verdade única e inexorável!
Seja em que assunto for! Qual for!
Acredito que verdade seja uma experiência própria, um conhecimento adquirido. 
Tem a ver com as nossas percepções, com nossa visão momentânea de fatos.
Não tenho religião por causa disso.
Não sou ateu, mas não sou afiliado e nem frequento exclusivamente alguma religião... aprendo com todas!
E cada uma pode me ensinar...
Assim são as pessoas... todas podem me ensinar algo!
E acredito que eu igualmente possa ensinar algo...
Com as experiências de vida, com a moral, com seus valores, com crenças e costumes!
Não acredito totalmente até na ciência...ela muda!
O tempo todo.
O que eu estudei em ciências, em química no primeiro grau, já mudou!
Como muda? Novas descobertas!
Então, não existe no planeta uma pessoa que saiba tudo de tudo!
Não existe certo e errado!
Para mim existe o meu certo e o meu errado!
Que aprendi com a vida!
E que combina com o certo e errado de muitas pessoas!
E muitas pessoas não concordam com o que é certo ou errado para mim!
Certo é algo que funciona para ela! Só isso!
E pode não funcionar para outra... então para a outra é errado!
Está tudo certo! tudo bem!
Aceito!
Respeito!
Veja...a gente pode tudo no universo! Pode fazer tudo!
Pode pensar à vontade!
Ser o que quiser!
Da forma que quiser!
Isso se chama livre arbítrio!
Agora toda atitude tem consequências...
Toda escolha tem consequências...
O que a gente planta, a gente colhe...óbvio!
Ou seja, a gente pode tudo... mas nem sempre o que a gente pode, e quer fazer, a gente deve!
Então, se eu expressar uma ideia, uma opinião, uma visão...relembre que essa é a minha verdade!
Minha realidade!
Minha visão!
Que pode mudar, claro!
Mas não a força!
Não por imposição!
Ninguém tem autoridade sobre o outro para obrigar a crer, acreditar em algo!
Seja a notícia que for, seja a matéria ou assunto que for!
Então não aceito crítica, julgamento ou ofensa pela minha opinião, ok?
Pode discordar, pode oferecer seus argumentos que lerei com calma e carinho e refletirei!
E direi: concordo! Ou não concordo!
Sem ofensas!
Com muito respeito!
Agora, não acredito que a crítica seja algo positivo!
Crítica SEMPRE é algo com raiva, ódio, inveja... crítica é um mecanismo de controle, de opressão, de irritação, e mais...de ofensa velada, de forma de expressar desamor e falta de carinho e compaixão...
Crítica é ferramenta de manipulação!
Crítica é feita para ofender e rebaixar o outro!
Não gosto do termo crítico de música ou de arte... prefiro analista!
Porque um analista ode ver coisas positivas ou negativas tecnicamente!
O crítico, só busca depreciar!
Só vê o negativo!
Venho aprendendo em minha vida cada vez menos criticar, julgar, qualificar... as pessoas e suas atitudes!
Mesmo que eu não concorde!
Então como dizia o filósofo Voltaire( Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet, nasceu em 1694 e desencarnou em 1778, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, historiador e filósofo iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.): "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Ou seja, eu defendo a liberdade de expressão!
Respeito todas as opiniões, mesmo que não concorde!
Aí que reside o pacto que me refiro no começo do meu texto.
Se não concordar com qualquer manifestação minha (o que é um direito seu) não deixaremos de ser amigos!
Não nos tornaremos inimigos!
Pelo menos da minha parte! Não por isso!
Pode comentar meu post? Claro...pode dar sua opinião! Sua visão! De repente eu leio, reflito, pesquiso e mudo minha visão! Ou não!
Pode apresentar seus argumentos!
Mas não caia na leviandade de querer me forçar a acreditar ou aceitar a sua verdade!
Principalmente me ofendendo, para desmerecer minha pessoa e portanto a força das minhas palavras!
Não faça isso por favor!
Antigamente eu iria ofender, discutir, brigar pelo meu ponto de vista!
Hoje não!
Quero ser feliz! Não quero mais ter razão!
Então, se fizer isso... cair na tentação, na paixão do momento e me ofender para valorizar seu argumento, saiba que nem responder irei! E imediatamente cancelarei nossa amizade!
Sem confiança e respeito as relações humanas não prosperam!
Esse é o pacto!
Não te ofenderei, não te julgarei, não te criticarei.
Até se me ofender duramente, não te julgarei!
Entenderei com compaixão que é seu momento de maturidade, que você precisa se impor para se sentir validado e importante!
Entenderei se possível seus motivos!
Mas...perceberei também que não há mais de momento condições de uma relação harmoniosa!
Uma troca de argumentos de forma pacífica, sábia!
E inteligente!
Combinado?
Somos humanos! Iguais!
Com acertos e erros!
Com sombras e luzes!
Eu pretendo, escolho tentar fazer com que minha luz brilhe mais e ofusque as minhas sombras!
Ou melhor, que ilumine a escuridão da minha ignorância!
Quem sou eu? Quem é você?
Para decidir que o que pensamos é certo?
E com certeza não brigarei por isso!
Não mais!
Fica aqui selado meu pacto de paz, de harmonia e gentileza em nossas relações!
Em favor de uma comunicação não violenta!
De paz nas relações!
Começando com a gente!
Vamos espalhar essa paz!
Vamos prestigiar a paz! O respeito!
Aceita esse pacto?
Mesmo se você não aceitar (o que respeito) ele valerá para mim!
E a continuidade de nossa relação (seja qual grau for) com certeza depende disso!
Para mim!
Se não for para você... sinto muito!
É o que posso oferecer hoje!
Minha realidade e verdade hoje...
...concorde, ou não!


- Mauricio Franchi - Veeresh Das -


Nenhum comentário:

Postar um comentário