segunda-feira, 4 de maio de 2020

Será que existe de verdade altruísmo? Ou é troca?


Me acompanhe nessa reflexão...
No atual momento, no nosso planeta, no nosso momento cósmico de evolução, existe ser humano DE VERDADE altruísta?
Que faz algo sem esperar nada em troca?
Que realmente faz por amor fraternal, doação, bondade...mas não espera, que exige ou cobra NADA?
Será?
Será que existem profissionais, voluntários, obreiros que só trabalham por amor?
Ou necessitam de uma troca mínima, uma contrapartida?
Há alguma igreja, templo, etc que não cobre para cobrir custos?
Existe realmente algo de verdade de graça?
Ou o relacionamento humano (de novo em nossa fase de maturidade e evolução) é mesmo baseado em trocas.
Eu te faço bem para ter bem também!
Te trato bem para ser bem tratado!
Te amo para você me amar!
E mais outras trocas possíveis...

Se pensar bem, o chamado altruísmo como o conhecemos e concebemos, fazer o bem por amor, pode ser uma contrapartida!
Faço, para doar e para receber amor!
Não cobro mais nada... 
... mas espera amor de volta? Então é troca!
Alguém pode propor: o planeta nos dá água e ar de graça!
Será? Tem certeza?
Acho que não!
Porque o planeta está altamente poluído.
Porque se esperava uma atitude de respeito com o ecossistema, com o clima, etc.
Nem água e ar são de graça!
Aí nós nos conformamos que é assim nossa natureza!
Acolhemos, entendemos e paramos com a utopia de nesse planeta sermos Jesus Cristo, ou Buda, ou qualquer deidade.
E paramos ainda de sermos hipócritas!
Aceitamos essa sombra em nós!
Essa carência!
Essa necessidade!
Porque TODO mundo dá, esperando algo troca.
Se não for para agora, para momento posterior.
Pode até ser que há pessoas que não brigam, não reclamam, não exigem.
Mas fazem de forma sutil com chantagens emocionais, doenças, reclamação e vitimismo!
Cobrando sutilmente atenção.
As pessoas, todas esperam, desejam ardentemente algo em troca, seja carinho, consideração ou respeito.
E se não tem, secretamente se sentem decepcionadas.
Iludidas.
Mal amadas.
Não correspondidas.
Não assumem.
Posam de altruístas.
Dizem que o que uma mão dá, a outra não vê...
Para mim, só repetem preceitos bíblicos, para serem vistos como boas pessoas, mas na verdade, na real...tudo "fake".
Pois não demonstrar, não significa que não sinta!
Que aquele sentimento não existe.
Odeio hipocrisia!
Então eu assumo e acolho em mim esse momento de evolução e maturidade da minha consciência: eu espero sim algo de volta.
Procuro fazer o bem para atrair a energia do bem!
Procuro ser gentil para gerar gentileza!
Procuro ser humorado e alegre para atrair pessoas afins.
E só consigo tratar bem, gostar ou amar, quem igualmente me traz esses sentimentos.
Não posso, não consigo amar quem me maltrata, me ofende ou não tem o mínimo de esforço para se relacionar comigo.
Não, não quero e não aceito vampiros e sanguessugas emocionais.
O máximo que consigo é, aceitar que pessoas são diferentes, e que cada um dá o que pode.
O que sente.
Mas que dê o seu melhor, sem reserva!
Se eu sinto que alguém pode dar mais e não dá por falta de vontade...eu acabo paulatinamente querendo me afastar.
Vou perdendo a conexão...
E quando a pessoa vê, me perdeu.
Sou assim!
Em todo tipo de relacionamento.
Sou assim!
Assumo esse lado meu humano.
E não brigarei mais com ele.
E quer saber?
Estou me sentindo tão leve!
As coisas agora ficaram tão claras para mim.
E vai ficar provavelmente para pessoas a minha volta.
Fui extremamente sincero comigo!
E com vocês!
Tirei de mim a obrigação de ser perfeito!
E com ela, a culpa por não ser!
Uau, que sensação maravilhosa!
Acho que vou voar...
Veja Wendy, estou voando!

Mauricio Franchi (Veeresh Das)
- Major da Reserva da PMESP
- Estudante da AMORC.
- Escritor (cronista e poeta)
- Filósofo, místico, discípulo e livre pensador.

- E muito mais que isso...



"Post Scriptum": - Ter percebido esse meu momento não significa que para mim é uma verdade fechada! Posso mudar!
Estou aberto a mudanças! E a novos entendimentos! A novas concepções! A uma consciência diferente dessa minha percepção atual! Como não?
- Também não mudará minha natureza de querer ser bom, gentil, alegre, amoroso, amigo...de cultivar boas energias! Mas até pela lei da natureza, boas energias atraem boas energias! Então, quero para mim boas energias, assim procuro viver, sentir e emanar boas energias! Isso está já fortemente enraizado em mim...
- Pela minha exposição, todos nós de alguma forma desejamos uma contrapartida! Mas, porém, contudo, entretanto, todavia... brigar, exigir, mendigar fazer chantagem para tentar receber à força essa contrapartida carinhosa que me refiro, também não é correto! É desgastante energeticamente para ambas partes! Quem exige está sofrendo por querer receber de volta e quem é cobrado se sente mal, pressionado... e pode até dar uma contrapartida, que não será natural e de coração! Então que eu espere em paz, em harmonia que as sementes que eu plantei possam florescer! E ter o discernimento, a compreensão, o desapego da expectativa de receber! Se vier, maravilhoso! Se não vier, aceito em paz! mas a esperança sempre estará presente em receber de volta! Mesmo que de uma forma ressignificada!
- Quando uma pessoa diz: faço o bem, porque isso me faz bem, ela está tendo uma contrapartida da mesma forma! Faço bem, porque me faz bem!
- Uma das provas que sempre esperamos algo é que temos (todos nós....uns mais, outros menos, mas TODOS) temos uma dificuldade enorme em receber um não!!! É muito difícil aceitar os "nãos" da vida em geral! ainda mais de quem amamos, e esperamos coisas... E a gente já se coloca: como assim? Fiz isso, isso, isso...Realmente é muito difícil lidar, receber um não! Por isso adquirimos a dificuldade de falar não! Para não desagradar, ou para também não ouvirmos não!
- Fato é que reagimos de acordo com o que recebemos! Se somos agredidos, naturalmente adotamos duas condutas: ou reagimos, ou nos afastamos! Não aceitamos ou não gostamos de maus tratos! Por isso costumeiramente tendemos a tratar bem as pessoas....por essa contrapartida! E se a contrapartida não nos favorece, não nos alimenta...não desejamos mais aquela relação! que pode ser um encontro único de pessoas (por exemplo, caixa e cliente) ou até uma relação amorosa ou até familiar! Ninguém gosta de ser maltratado! Fato!
- Outro exemplo que me ocorreu: um artista, de que área seja, produz sua arte...pode não desejar, esperar, aspirar ficar rico com sua obra! Mas espera que ela seja admirada! Compreendida! Valorizada! Se não fosse assim, o artista só faria sua obra para si, e não para expor de alguma forma!
- O que digo é que de acordo com a maturidade, pessoas podem entender, compreender não ter uma receptiva... mas a necessidade da contrapartida está lá! Faz parte de nossa estrutura humana! Sublimar, não significa suprimir.
- Qual que é a maior grita das pessoas? Quererem ser compreendidas, aceitas como elas são! Não é isso? Então, ser aceito é uma expectativa, uma contrapartida do que somos!
- Até o presente momento, não consigo achar exemplos de conduta alguma, que não precise de uma contrapartida para continuar a existir... afinal, estamos, vivemos e somos parte de um mundo dual! Só se percebe algo, pela energia oposta! Só percebemos a luz por causa da sombra!
- E continuo me aceitando como sou! Dual! Imperfeito! Com luzes e sombras! As luzes é fácil aceitar! Enfrentar nossas sombras é mais complexo! Mas estou nessa busca...para viver sem medos e culpas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário