terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Tudo é questão de respeito - Capítulo III

Continuando...

No capítulo anterior, eu efetuei uma breve pesquisa para começarmos o estudo sobre o foco central do meu tema: o respeito.
Ali discorri sobre o seu significado e aplicações em nossas vidas.
Mas eu quero ir além! Bem além na exploração do tema.
Em primeiro lugar, concordo plenamente com a visão saudoso "Mestre" de Luis Antônio Gasparetto (que foi um psicólogo, médium psico pictográfico, escritor e locutor brasileiro, filho da também médium e escritora Zibia Gasparetto) que o respeito é um sentimento, um valor mais importante que o amor!



Concorda? Não concorda?
Se você não concorda eu respeito sua opinião!
Mas me permitam aqui explanar a respeito! 
Podendo vocês mudarem suas opiniões. Ou não!
Pensem comigo! Imaginem! Visualizem uma relação a dois, conhecida ou não, real ou imaginária!
Pensaram? 
Uma relação com muito amor, paixão e tesão!
Pois é...
Agora acrescentem nessa relação a falta de respeito!
Falta de respeito em suas mais variadas formas de expressão (mais para frente eu discorrerei sobre formas de desrespeito) como agressão física, por exemplo! Ou violência doméstica.
Algo bem agudo e grave para reforçar e fundamentar minha visão! 
Imaginaram?
Pergunto então: dá para existir o amor sem respeito?
Um amor sobrevive à falta de respeito?
Para mim está claro que não!


Sabemos porém que pessoas vítimas de agressão e violência permanecem numa relação tóxica para dizer o mínimo.
Permanecem por medo, por questões financeiras, filhos, comodismo, apego, teimosia, etc... mas não por amor!
Elas até se enganam, dizendo que amam o agressor! 
Mas sabemos que não é verdade! 
Pelo menos na esmagadora maioria não é por amor que a pessoa fica numa relação tão danosa e desgastante.
Há vários relacionamentos humanos (amoroso, físico, pessoal, profissional, etc) que não necessitam necessariamente de amor. Só de respeito!
O respeito basta!
Sem amor, mas com respeito, até um casamento sobrevive!
Mas com "amor" e sem respeito, não dura!
Ou se permanece, como disse é uma relação tóxica, doentia, nada saudável! É um barril de pólvora a explodir a qualquer momento!
Não é uma relação feliz, harmoniosa e cheia de paz!
Ao contrário!
Então, como disse, considero o respeito mais importante nas relações que o amor!
Lógico que há uma visão sobre o amor que ele é perdão, respeito, carinho, amizade, etc. Que o amor é uma soma de tudo isso! Que também acho válida!
E romântica!
E poética!
Mas para a minha explanação, separei aqui esse elemento constitutivo de uma relação amorosa, o respeito, para aprofundamento e reflexão, ok?


Mauricio "Veeresh Das" Franchi

(Continua no capítulo IV )













Nenhum comentário:

Postar um comentário